Cremilda

CREMILDA MEDINA DISCUTIRÁ TEMA DO SEMIC 2017 EM MESA-REDONDA NO DIA 20 DE OUTUBRO

No segundo dia de atividades do XI Seminário de Mídia e Cidadania e o IX Seminário de Mídia e Cultura – SEMIC 2017, Cremilda Celeste de Araújo Medina, debaterá o tema escolhido nesta edição dos seminários: As disputas na sociedade midiatizada, suas controvérsias, conflitos e violências. A mesa-redonda acontecerá no dia 20 de outubro, das 09h às 11h, no auditório da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, no blog pelo link (http://ficufg.blog.br/semic/).

Jornalista, pesquisadora e professora titular sênior da Universidade de São Paulo (USP), Cremilda Medina atua na formação de mestres, doutores e pós-doutores no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam), ambos da USP. Seu trabalho como educadora traz para a Comunicação Social e para o Jornalismo os desafios paradigmáticos do Saber Plural; a perspectiva do ato presencial, da abertura à complexidade, do signo da relação e da pedagogia dos afetos; e o eixo central do Diálogo Social, principalmente, na teoria e prática da reportagem (narrativas da contemporaneidade).

Cremilda Medina tem mais de 40 anos de atuação profissional na área da Comunicação. Começou a trabalhar na Editora Globo, em Porto Alegre/RS, e fez parte de vários órgãos de imprensa em São Paulo, sendo o Jornal da Tarde um deles. Cremilda já publicou mais de dez livros sobre Comunicação Social e Literatura da Língua Portuguesa, muitos destas obras são referências na formação dos comunicadores, entre elas, Entrevista: o diálogo possível; Notícia: um produto à venda e A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. Cremilda Medina organizou também várias antologias ensaísticas sobre temas da atualidade. Como pesquisadora da USP, coordena um projeto de livro-reportagem sobre a identidade cultural da população paulistana; e na pós-graduação coordena um outro projeto integrado de pesquisa, que já editou sete documentos na série Novo pacto da ciência: a crise de paradigmas.

 

Programação SEMIC 2017

A mesa-redonda com Adriana Rosa Cruz Santos também já está confirmada na programação do SEMIC E FEICOM 2017. Ela acontecerá no primeiro dia do evento, dia 19 de outubro, das 10h às 12h no auditório da FIC. Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Adriana Rosa Cruz Santos debaterá as Subjetividades Contemporâneas, bem como as montagens imanentes entre corpo-subjetividade.

Nos dois dias de evento, o período vespertino será para as apresentações orais dos oito GTs do SEMIC e para apresentação dos pôsteres do Congresso e Feira de Informação e Comunicação (FEICOM),  além da realização das oficinas que também ocorrerão das 14h às 17h30 nos dias 19 e 20 de outubro.

 

PROGRAMAÇÃO SEMIC/FEICOM 2017

 

Dia 19 de outubro

08h às 09h – Credenciamento

09h às 09h45 – Abertura

09h45 às 10h – Coffee Break

10h às 12h – Mesa-redonda – Adriana Rosa Cruz Santos – UFF

14h às 17h30 – GTs

14h às 17h30 – Oficinas

14h às 17h30 – Pôsteres FEICOM

 

Dia 20 de outubro

08h às 08h45 – Lançamento de livros

09h às 11h00 – Mesa-redonda – Cremilda Celeste de Araújo Medina – ECA/USP

13h às 17h – GTs

13h às 18h – Oficinas

14h às 17h30 – Pôsteres FEICOM