_DSC2507

Semic define programação de mesas-redondas e oficinas

A edição 2016 dos Seminários de Mídia e Cidadania e de Mídia e Cultura (Semic) oferecerá, além da conferência de abertura, com a doutora Maria Helena Weber, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), duas mesas redondas e três oficinas. Todas as discussões do evento, que será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os dias 6 e 8 de dezembro, terão relação com o tema central: “Mídia, Corrupção e Poder”.

As mesas-redondas estão programadas para a manhã do dia 7. A primeira começará às 8h30, com o debate cuja temática será: “Contracorrente: modos de pensar a cultura através do cinema e da mídia”. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, Luciene Dias será a mediadora da mesa, que contará com dois convidados: a professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Ceiça Ferreira e Gabriel Vilela, membro do coletivo de comunicação independente “Desneuralizador”.

A outra mesa-redonda será realizada a partir das 10h30, no mesmo dia 7, com debate mais voltado para a área de Mídia de Cidadania. O assunto em questão será “A grande mídia e a corrupção do espaço público”. Atual diretor da FIC, o professor Magno Medeiros mediará as discussões sobre o assunto, que serão de responsabilidade dos doutores Luiz Signates, da própria UFG e também da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e Luiz Cláudio Martino, da Universidade de Brasília (UnB).

Oficinas técnicas

O enfoque das oficinas será um pouco diferente, mais voltado para as questões técnicas relacionadas ao universo da pesquisa acadêmica. Entre 9 horas e 12 horas do dia 8 de dezembro, os participantes do Semic poderão escolher um dentre três minicursos para participar. A professora doutora Nelia Del Bianco ministrará oficina sobre “Elaboração de projetos de pesquisa”, enquanto Frederico Oliveira, professor da Faculdade de Educação da UFG, oferecerá curso sobre “Atualização do Currículo Lattes”.

Os bibliotecários Felipe Reis, Johnathan Pereira e Suzane Gonçalves Duarte serão oficineiros no minicurso sobre “Normalização de trabalhos acadêmicos”. Todas as atividades serão realizadas no prédio da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, no Campus Samambaia em Goiânia. As inscrições para ouvintes e também para submissão de artigos estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site: http://ficufg.blog.br/semic/.